O Que O Bebê Não Pode Comer Antes De 1 Ano?

Alimentação Saudável. (Fonte: Banco de Imagens Freepik.)

A alimentação infantil deve ser feita com cuidado, estudo, atenção e respeito pela saúde do neném. Se possível, é importante que as mamães consigam fazer aleitamento materno exclusivo até 6 meses. Depois disso, aí sim a Introdução Alimentar deve ser iniciada. 

Fazer dessa forma não é sobre “demonizar” alimentos, é sobre apenas definir as datas específicas em que eles podem ser introduzidos no corpinho do bebê. 

Os hábitos alimentares saudáveis proporcionam bem estar físico e emocional, por isso, esperar a hora certa de oferecer determinados alimentos é fundamental.

Alguns alimentos que o bebê não deve comer antes de 1 ano, ou em até, pelo menos, 2 anos:

  • Sal;
  • Açúcar e alimentos com açúcar;
  • Sucos de caixinha;
  • Biscoitos e bolachas;
  • Engrossantes (mingau, farinha láctea…);
  • Chocolates e bombons no geral;
  • Sucos;
  • Papinhas industrializadas;
  • Gemada.

Por Que Não Dar Doce Antes Dos Dois Anos?

A verdade é que um bebê não sabe o que é açúcar até que isso seja oferecido para ele. Muitos estudos mostram que o doce introduzido antes dos 2 anos causam riscos de obesidade nas crianças e adolescentes. 

Mesmo que pareça que a comida está sem gosto, ela não está. Sal e açúcar estão associados a doenças crônicas e os 2 primeiros anos de vida da criança são anos de formação de paladar.

Quando a criança cospe a papinha, isso significa apenas que ela está aprendendo a comer, não que ela está desgostando da comida. Isso significa que não é necessário adoçar ou salgar comidinhas, porque elas têm seu gosto próprio, o gosto que nós, adultos, nos desacostumamos.

Conclusão

Uma alimentação baseada em frutas, verduras e legumes permite diversas opções e variações, além de ser saboroso e muito nutritivo para os nenéns. 

A alimentação correta previne doenças, excesso de açúcar, gordura, sódio e outras coisas que atrapalham o desenvolvimento saudável do corpo e da mente.

Este texto possui caráter informativo e ele não ausenta a necessidade de consultas ao pediatra. 

GARANTA UTENSÍLIOS ANTIBACTERIANOS QUE AUXILIAM NA ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO

Prato Bambu com Divisória, Ventosa e Colher Cinza Avanchy
Copo com Canudo e Tampa Silicone Azul Avanchy

Deixe um comentário