O Que É O Método BWL E Quais Os Seus Benefícios

O Baby-ledWeaning, mais conhecido como Método BWL, consiste em iniciar uma introdução alimentar afetuosa e independente com os bebês através da ingestão de sólidos. Neste artigo, você vai entender mais sobre o que é o Método BWL e quais os seus benefícios. Continue lendo até o final para saber mais.

  • O Que É O Método BLW
  • Benefícios Do Método BLW

O Que É O Método BLW

Introdução Alimentar é sobre saúde e atenção. (Fonte: Banco de Imagens Unsplash.)
Introdução Alimentar é sobre saúde e atenção. (Fonte: Banco de Imagens Unsplash.)

Em português, a expressão significa “Desmame Guiado Pelo Bebê”.  Esse é um tipo de introdução alimentar feita a partir dos 6 meses do bebê, na intenção de suprir e complementar os nutrientes do leite materno e proporcionar muitos benefícios.

O que é o Método BWL, afinal? Neste método, os alimentos são entregues diretamente nas mãos do bebê, para que ele, de maneira autônoma e sem colher, comece conhecendo os cheiros, as texturas e os diferentes gostos.

Os alimentos podem ser cortados em quadradinhos ou em tirinhas, para assim, serem entregues ao bebê, que vai levar tudo até a boca e, com isso, melhorar sua coordenação motora.

Vale ressaltar que o método BLW deve ser feito sob a supervisão dos pais ou responsáveis. Além disso, a criança deve ter capacidade de segurar bem a cabecinha e o corpinho. 

Este processo exige que o bebê seja cada vez mais conhecido pelos pais. Neste caso, os pais vão entender como o bebê reage às frutas e legumes entregues à ele, além de perceber melhoras na atenção e alimentos que o bebê possa rejeitar.

Benefícios Do Método BLW

No Método BWL, os bebês não comem papinhas, comem frutas e legumes cortados em cubinhos. (Fonte: Banco de Imagens Unsplash.)
No Método BWL, os bebês não comem papinhas, comem frutas e legumes cortados em cubinhos. (Fonte: Banco de Imagens Unsplash.)

Neste tópico, você vai entender um pouco sobre o Método BWL e seus benefícios. 

Separamos, então, 5 benefícios que este tipo de introdução alimentar pode proporcionar na vida dos bebês. 

Acompanhe conosco!

1 – Estimula a coordenação motora: o bebê que vai precisar levar os alimentos até a boca, com isso, ele vai treinar os movimentos, coordenação e atenção.

2 – Auxilia o bebê a criar vínculos com os alimentos: os bebês vão ter autonomia para levar as frutinhas até a boca.

3 – Estimula a autonomia: o bebê “escolhe” quando comer e o que comer.

4 – Estimula a fala: pois ajuda a desenvolver melhor os músculos da boca.

5 – Previne o sobrepeso: o bebê vai saber quando está saciado.

Além desses benefícios, vale ressaltar que este método é capaz de estimular além da capacidade física do bebê, ele estimula, também, a capacidade mental. 

Os métodos de introdução alimentar são vários. O ideal é que você escolha o que mais combina com o seu contexto e o que, para você, seja o mais ideal para o seu bebê.

Não esqueça de continuar acompanhando os nossos conteúdos para aprender mais sobre os diferentes temas que são importantes para a infância.

SAIBA MAIS:

Kit Alimentação Pinguim Eco Girotondo Baby – 3 unidades

Cadeira de Alimentação Multi Assento 3 em 1 Lavanda Bumbo

Prato Bambu com Divisória, Ventosa e Colher Cinza Avanchy

Babador Impermeável Amiga Raposa Girotondo Baby

Deixe um comentário