Dicas para introduzir a alimentação em bebês

Dicas para introduzir a alimentação em bebês (Fonte: Banco de Imagens Pexels.)

Mudar a alimentação dos bebês é sempre uma tarefa complicada para muitas mamães e papais de primeira viagem. O processo de desamamentação é lento e pode gerar desconfortos tanto no bebê, quanto nos pais, principalmente nas mães que acabam se sentindo mais distantes do filho, por causa do intenso fator afetivo que é gerado pela amamentação. 

Por esse motivo, a introdução alimentar, a mudança no tipo de leite fornecido, bicos para mamadeiras se tornam uma preocupação frequente em diversos cenários.

Qual a idade ideal para fazer a introdução alimentar em bebês?

A pergunta mais frequente sobre esse assunto está relacionada com quanto tempo esperar até poder oferecer papinhas, alguns legumes e cereais para a criança. O primeiro passo é esperar que o neném complete os 6 meses, e o indicado é que até esse período, apenas leite materno seja oferecido. 

Após os 6 meses, é o momento ideal para que seja feita a introdução alimentar no bebê, mas não esquecendo que o aleitamento materno é essencial até os dois anos e deve ser oferecido à criança, na medida do possível, ou em casos de impossibilidade, as fórmulas infantis indicadas por pediatras e nutricionistas devem ser utilizadas com rigor. 

Cuidados que devem ser tomados na introdução alimentar infantil

As primeiras alimentações diferentes do leite serão vistas com estranheza pela criança. É uma novidade para ela a cor, a consistência e principalmente o aroma e o sabor. 

Por esses motivos, essa introdução deve ser realizada de forma gradativa, para acostumar os sentidos principais do bebê como olfato e paladar, a fim de construir a familiaridade com os alimentos. 

É importante que os pais estejam atentos a esse fator, pois a recusa dos bebês a alguns alimentos é considerada normal, portanto, esse ato não deve ser motivo de preocupação nos meses iniciais da infância. 

No entanto, se a negação de determinados alimentos persistir por muito mais tempo, é interessante um acompanhamento profissional com nutrólogos e pediatras para a substituição de alguma vitamina ou proteína. 

Os alimentos e ingredientes mais indicados

A introdução alimentar é feita com alimentos complementares, que deverão adicionar a energia e vitaminas necessárias para o desenvolvimento correto da primeira infância. 

A hidratação nos intervalos entre as refeições também é primordial, água tratada, de preferência mineral, filtrada ou fervida deve ser oferecida em copinhos ou mamadeiras com bicos higienizados de qualidade e confortáveis. 

Ao completar 6 meses, introduza na alimentação do seu bebê papas de frutas e papinhas. Para as papas de frutas, inicie com apenas uma fruta. Maçã, pêra, ameixa, banana, ou outra da sua preferência ou recomendada pelo pediatra da sua confiança. 

Cozinhe a fruta escolhida, retire cascas, caroços ou quaisquer outros ‘’fiapos’’ que possam prejudicar a ingestão do alimento. Depois é só bater em um liquidificador ou mesmo amassar com um garfo até que fique em uma consistência homogênea e macia. 

Já nas papinhas salgadas, misture uma proteína como peito de frango, legumes como tomates e batatas, adicione tempero caseiro, (jamais use nada industrializado nessa fase da alimentação), cozinhe tudo muito bem e sirva amassadinho, sem pedaços. 

Utensílios para introdução alimentar de bebês

Esse período de reconhecimento de uma nova alimentação precisa ser confortável e interessante para os bebês. Cadeiras elevadas que mantém a postura adequada na hora da comida, além de talheres e pratinhos com design confortável e divertido. 

Produtos Girotondo como a Cadeira Tripp Trapp ela ajuda a inserir o seu bebê na alimentação familiar e é ideal para ser usada na fase alimentar em qualquer fase alimentar, desde as papinhas até a alimentação mais seca e similar à dos adultos. 

Cadeira Tripp Trapp – Produto Girotondo

 

Essa alimentação fica ainda melhor e mais saborosa quando servida em utensílios divertidos que apelam ao lúdico da criança, como o Pratinho com Divisórias Coala, perfeito para servir várias opções nutritivas de uma só vez, sem misturar tudo. 

Pratinho Girobaby

A gente sabe que essa é uma fase de muita diversão e aprendizado e alguns alimentos possuem corante natural e, naturalmente, mancham as roupinhas dos bebês. Usar um Babador Impermeável Coala da Família Giro Baby protege tanto os bebês quanto os papais, que vão ter uma coisa a menos pra limpar e se preocupar. 

Babador Girobaby

 

Deixe um comentário